
Maria gostava de olhar para os seus pés, e pareciam-lhe bem, não fosse o caso de serem um pouco grandes, vulgo 38.
Na ilusão dos seus 20 anos, pensou que poderia remediar essa questão, então começou a comprar sapatos e a usar o número abaixo para que o pé ficasse mais pequeno. Assim procedeu durante algum tempo, mas apercebeu-se que tinha dores, os seus pés não gostaram de encontrar um espaço menor, mantendo o mesmo peso e tamanho.
O resultado não foi bom, ela não previu as consequências que se fizeram sentir:
Pés tortos, dedos encavalitados (dedo em garra), joanetes (hallux valgos), estes inconvenientes acompanharam-na ao longo da vida.
Para remediar, comprava calçado de pele macia, para se sentir mais confortável.

Felizmente a Ciência avança e a cirurgia progride!!!
Maria ouviu falar de uma cirurgia inovadora para o caso dos joanetes: cirurgia mini-invasiva ou percutânea, que é um método através do qual, o médico faz 3 incisões mínimas (2-3 mm cada), método este, que proporciona um pós- operatório mais rápido e confortável e o facto do doente poder sair pelo seu próprio pé.
Este método surgiu há alguns anos, nos Estados Unidos, e daí passou para Espanha, de onde se alargou à Europa, e chegou a Portugal.
Ela não queria acreditar, que os seus tormentos com os pés estavam a terminar. De seguida, alinhou a sua agenda, marcou consulta para conhecer esse famoso “Médico”, que desde logo lhe esclareceu dúvidas e lhe passou os exames necessários.
Não quis prescindir das suas férias, e pensou fazer a dita operação no mês de Outubro/2011. Assim fez a operação, e encerrou um ciclo.
Continua...
Para todos, excelente semana:)
Rosa dourada