
A comemoração do dia de S. Valentim no nosso país, é muito recente. No entanto o dia de S. Valentim tem a sua origem na vida dum sacerdote cristão, mártir, que foi morto a 14 de Fevereiro de 270 d.C.
Corria o ano de 268 d.C. em Roma e nesse tempo, o imperador Claudius II (268-270) proibiu os casamentos, para assim poder ter um exército mais forte e poderoso, pelo facto dos homens não quererem abandonar as suas noivas ou esposas, pois poderiam alistar-se mais facilmente.
Conta a história, que um certo bispo de Terni, de nome Valentim continuou a celebrar casamentos, contra as ordens do Imperador. Mais tarde foi preso e os jovens atiravam-lhe flores. Na prisão conheceu a sua amada, pois uma jovem de nome Asterius, filha do carcereiro, ia visitá-lo, e assim os dois apaixonaram-se. Valentim amou esta jovem de tal forma, que aconteceu um milagre, ela recuperou a visão. O bispo chegou mesmo a escrever à jovem, uma carta de amor, onde assinava “de seu Valentim”.
Foi mandado decapitar a 14 de Fevereiro de 270 d.C.
Em 498, o Papa Gelasius santificou-o.

Em França, onde a popularidade de S. Valentim é enorme, existe uma localidade chamada Saint-Valentin, situada no coração de Champagne Berrichonne (departamento de l'Indre), com 285 habitantes, que dista de Paris, 260 Km.Disponibilizam aí, o envio de Postais alusivos à data.
(Pesquisa de texto e fotos, net)
Dia Feliz para todos !
Rosa dourada